TEMA: QUANDO AS DIFICULDADE (OBSTACULO) INTERVEM NA OBRA DO SENHOR.

TEXTO: Lc 9:59 “Aí ele disse para outro homem: Venha comigo. Mas ele respondeu: Senhor, primeiro deixe que eu volte e sepulte o meu Pai”. NTLH

INTRODUÇÃO:

Jesus disse que o segui-se (acompanhar com a finalidade de estar junto, alcançar. Ir após). Veja aquele homem pois um obstáculo entre ele e o Senhor.

I – SEMPRE COLOCAR-MOS DIFICULDADE PARA A OBRA.

1 – Fazemos tudo que precisamos fazer, mas quando é para Deus logo dificultamos com alguma coisa. O próprio texto lido em Lc 9:59, o homem queria sepultar seu Pai. Veja uma desculpa fraca, porque os mortos eram enterrados no mesmo dia da morte e ninguém estaria seguindo um mestre nesse dia.

2 – 1Reis 20:40 “Mas eu fiquei ocupado com outras coisas, e o homem escapou. O rei respondeu. Esse é o seu castigo, foi você mesmo quem deu a sentença.” Veja Deus nos chama para removemos certas coisas de nossa vida, devemos agir imediatamente. Se permitimos que permaneçam, elas nos conduzirão, finalmente, à destruição.

3 – O Servo de Eliseu.

Ao acordar outro em volta e viu que estavam cercados e lhe apareceu como uma grande dificuldade de sua vida. 2 Rs 6:14 “Então, enviou para lá cavalos, carros e fortes tropas; chegaram de noite e cercaram a cidade. 15 Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos?” ara

II – QUANDO DEIXAMOS DE VER A DIFICULDADE.

1 – Quando abrimos nossos olhos e cremos no Senhor, veja o profeta Eliseu 2Rs 6:17 “Orou Eliseu e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu. 18 E, como desceram contra ele, orou Eliseu ao Senhor e disse: Fere, peço-te, está gente de cegueira. Feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu.” ara

2 – Quando negamos a nós mesmo e seguimos ao Senhor. Mc 8:34 “Aí Jesus chamou a multidão e os discípulos e disse: Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe.” (NTLH); “Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” NVI. Quando o crente toma a sua cruz e segue a Cristo, ele negasse a si mesmo Lc 14: 26 “Quem quiser me acompanhar não pode ser meu seguidor se não me amar mais do que ama o seu pai, a sua mãe, a sua esposa, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a si mesmo. 27 Não pode ser meu seguidor quem não estiver pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhar.” NTLH (Certamente Cristo não estava ordenando aos homens que odiassem suas próprias famílias no sentido de nutrir má vontade ou maldade. É uma linguagem forte para indicar que a devoção à família deve tomar o lugar após a devoção a Cristo. 27 A cruz do discípulo é aquela humilhação particular ou dificuldade que tem de enfrentar quando se torna discípulo de Jesus. Carregar uma cruz publicamente era a marca do criminoso destinado à execução. 9:23,24

2.1 – O Homem precisa preferir Deus, ou amá-lo, mais do que a todas as outras coisas para ser salvo (Mt 22:37 “Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.” ara) Deus primeiro é o tema da Bíblia.

2.2 – Fazer estas coisas todos os dias, não semanalmente ou durante um certo período Lc 9:23 (Ele sempre deve estar disposto a seguir a Cristo v.23 “Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.” ara; Ap 22:17 “O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.” ara (1) Aqueles que ouvem. 2) Aqueles que tem sede. 3) Aqueles que vêm.). Todos os homens, portanto, são convidados a vir e tomar de graça da água da vida.)

Lc 9:59 Comentário: Ele foi chamado por Jesus (que grande honra!), mas foi rejeitado, pois não tomou a cruz e morreu para si mesmo. Estava preocupado com o funeral de outra pessoa, quando na verdade deveria estar planejando o próprio funeral! Jesus não esta sugerindo que se deve desonrar os pais, mas sim que não se deve permitir que nossa família enfraqueça o amor que temos pelo Senhor, Nosso amor por Cristo deve ser tão intenso a ponto de fazer o amor por nossa família parecer ódio (Lc 14:26 “ Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.” ara, Devemos amar a Cristo acima de todas coisas, mas até do que a nossos familiares. O termo odiar não significa antagonismo (forte oposição de ideias, sistemas.) verdadeiro, mas sim “amar menos” (Mt 10:37 “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim.” ara). Nosso amor por Cristo deve ser tão intenso que, comparadas a ele, todas as outras afeições pareçam ódio. Na verdade, devemos odiar a própria vida e estar dispostos a carregar a cruz e segui-lo. (Warren W. Wiersbe)