A Igreja teve início como um grupo de vida da Igreja Matriz de Nova Vida no Barreto, sob a direção do Pastor Cláudio Coutinho Bom. No dia 01 de Maio de 2003, o trabalho de evangelização começou na residência da Irmã Simone Lessa com um pequeno número de pessoas. O Pastor Cláudio levou consigo o Pastor Roberto dos Santos Silva, que foi designado como responsável pelo grupo de vida em Itaúna.
Após três meses na residência da irmã, houve a necessidade de um outro local, pois a obra começava a crescer. Em setembro do mesmo ano, Deus abriu uma porta na Rua Expedicionário José Martins Dias n. 80, no Rodo de Itaúna (na Rua da Feira). Em um local bem simples, o Espírito Santo começou a operar maravilhosamente, e sob a orientação do Pastor Roberto dos Santos, várias barreiras religiosas e sociais começaram a cair por terra.
O poder de Deus é tão maravilhoso que a congregação de Itaúna foi muito bem recebida pelos moradores da localidade, que testemunharam sobre uma promessa de vários anos atrás: que haveria uma igreja naquela localidade. Hoje, é uma realidade em Itaúna, e a Igreja do Senhor Jesus está crescendo cada vez mais.
No ano de 2006, o Pastor Cláudio Coutinho Bom deu a independência da congregação ao Pastor Roberto dos Santos Silva, que deixou de ser uma filial e passou a ser a Igreja de Nova Vida de Itaúna, inscrita no CNPJ n. 02.419.047/0001-10. O Pastor Roberto dos Santos Silva e sua digníssima esposa Sirleiva Santos Corrêa da Silva, juntamente com os demais irmãos, estão rompendo em fé, mas o Senhor da Seara está no controle de tudo.
O trabalho ainda não terminou, mas com fé e com a colaboração de todos os membros e dos novos amigos que vão chegar, tudo será concluído com carinho e zelo. Uma igreja não se forma apenas com um espaço físico preparado e adequado aos cultos. Ela cresce na medida em que os membros se envolvem com os seus dons e talentos. Aqueles que já fazem parte desta família de Nova Vida e os que vão chegar terão a oportunidade de completar as obras, não apenas no contexto físico, mas principalmente no campo espiritual e social. Aliás, o nosso propósito é atender socialmente a comunidade próxima da Igreja.
Somos gratos a Deus e a todos que direta ou indiretamente colaboraram para a abertura da Igreja de Nova Vida de Itaúna. À senhora Antonia Lindalva, proprietária do imóvel (por enquanto), que confiou em nós e com certeza foi um instrumento nas mãos de Deus para viabilizar a nossa entrada em Itaúna, o nosso profundo agradecimento e reconhecimento.
Pedimos desculpas se, porventura, não mencionamos todos os nomes que colaboraram para o sucesso desta empreitada. Que Deus recompense a todos de um modo especial.
Pr. Roberto (Atualizado em 2010)